terça-feira, 12 de dezembro de 2017

POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA FAZ MANIFESTAÇÃO NA SEDE DA CEMIG E PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORES DA CEMIG, em Belo Horizonte, MG, dia 12/12/2017.

POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA FAZ MANIFESTAÇÃO NA SEDE DA CEMIG E PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORES DA CEMIG, em Belo Horizonte, MG, dia 12/12/2017.


Hoje, dia 12/12/2017 - 120 anos de Belo Horizonte - uma grande representação do Povo das Ocupações da Izidora fez manifestação na Porta da sede da CEMIG, em Belo Horizonte, MG, e, após 20 minutos de pressão para poder entrar para participar de Reunião de lideranças das Ocupações da Izidora - Rosa Leão, Esperança e Vitória - com diretores da CEMIG, reunião já agendada a pedido do MLB, entraram e participaram por 2 horas de reunião em uma sala da CEMIG. Crianças e mães apresentaram cartas das crianças pedindo energia e clamaram para que a CEMIG instale rede de energia nas três Comunidades da Izidora. Foi muito comovente ver e ouvir crianças e mães relatarem as imensas dificuldades que é sobrevier sem energia em casa. Frei Gilvander pontuou: "Hoje, dia 12/12/2017, Belo Horizonte, uma das maiores cidades do Brasil, está comemorando 120 anos de existência. É uma injustiça que clama aos céus existir ainda milhares de pessoas sobrevivendo em Belo Horizonte sem energia, no escuro, usando vela para iluminar a casa. Na Ocupação Dandara, em BH, duas crianças morreram carbonizadas porque dormiam com uma vela acesa que acabou incendiando o barraco de madeirite de 4 metros quadrados onde elas viviam. A CEMIG, o Governo de MG e a prefeitura já deveriam ter instalado rede de energia nas Ocupações da Izidora, inclusive. A CEMIG está colocando energia em 11 Acampamentos (Ocupações) do MST, em Campo do Meio, no Sul de MG, no latifúndio da Ariadnópolis. Que beleza! Por que a CEMIG não coloca energia nas ocupações da Izidora?" Após uma longa reunião, saímos da CEMIG com uma Ata de Reunião das Comunidades da Izidora com a CEMIG, constando o seguinte: "A CEMIG declara o interesse de instalação de rede elétrica para fornecimento a título precário nas Ocupações da Izidora (Vitória, Esperança e Rosa Leão), embasada na Resolução Normativa n. 414, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL -, de 9 de setembro de 2010, bem como outras normativas que garantem os direitos fundamentais de todo ser humano. Ainda, afirma o compromisso de comparecimento na reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte e URBEL em 20 de dezembro de 2017, quarta-feira, às 9h na sede da URBEL, em BH, no sentido de encaminhar de maneira prática e ágil a instalação de rede elétrica nas ocupações da Izidora. Por fim, a CEMIG se compromete a estabelecer uma comissão composta pela Nelzinha Santos, Gonzaguinha e Carlos Renato, funcionários da CEMIG, para participar da discussão da emenda do Plano Diretor no que toca as ocupações urbanas de Belo Horizonte e região metropolitana. Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2017." A Ata foi assinada pelos diretores e lideranças das Ocupações da Izidora, inclusive por representantes da CPT, MLB, Brigadas Populares e Coletivo Margarida Alves. Com luta venceremos!
2ª parte:

Obs.: A transmissão ao vivo foi feita em 6 partes. Assista às outras partes na página o RESISTE IZIDORA no facebook, abaixo. Se gostar, compartilhe.
1ª parte:
3ª parte:
4ª parte:
5ª parte:
6ª parte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário