quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

GOVERNO DE MG e PREFEITURA DE BH NÃO RECEBEM A COMUNIDADE-BAIRRO VILA NOVA, EM BELO HORIZONTE. Nota pública.

GOVERNO DE MG e PREFEITURA DE BH NÃO RECEBEM A COMUNIDADE-BAIRRO VILA NOVA, EM BELO HORIZONTE. 
Nota pública.


Ontem, dia 19 de dezembro de 2017, estava agendada para as 9 horas da manhã reunião entre representantes da Comunidade-bairro Vila Nova e do governo de MG (Mesa de Diálogo, representada pela sua coordenadora Lígia) e prefeitura de BH (URBEL, companhia responsável pela política municipal urbana). Após o povo da comunidade e militantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) marcharem rumo à Cidade Administrativa na via da Linha Verde (MG 010), cerca de 5 Kms, a comissão de representação composta por coordenadoras/es da comunidade, advogados populares e movimentos populares foram barrados com argumento de que somente 3 (três) pessoas poderiam subir para a reunião. Durante a tentativa de negociação para que uma comissão de 10 lideranças fosse recebida, uma representante da URBEL chegou ao absurdo de dizer que não receberia pessoas “estranhas” à comunidade. Isso quer dizer que os movimentos populares estão proibidos de atuarem? O mesmo pode se dizer para os advogados? Perguntamos: quando é para receber empresários, o tratamento dado é esse?
As famílias ficaram por horas aguardando serem recebidas e ficaram sabendo por terceiros que a reunião entre Mesa de Diálogo do Governo de MG e URBEL foi realizada e encerrada sem sua presença. Repudiamos essa atitude covarde e ilegítima dos representantes do poder público estadual e municipal. Já foram duas reuniões, no mínimo, tratando sobre a Comunidade Vila Nova, mas sem a presença de lideranças da Vila Nova. Não temos dúvidas de que esse ato irresponsável se deu por duas razões fundamentais: os governos de plantão dos ricos não querem que o MLB e a CPT atuem junto à comunidade, pois com sua experiência, combatividade e consciência de classe, têm conseguido conquistar várias vitórias junto com várias ocupações urbanas do estado de Minas Gerais, e também porque as famílias da ocupação-comunidade Vila Nova compareceram à Cidade Administrativa em peso e fazendo uma combativa marcha em via pública. Os poderosos querem desestimular o povo a ir para as ruas denunciar as injustiças contra si.
Porém, se pensam que calarão os movimentos populares, os advogados populares e os moradores e moradoras de ocupações urbanas, estão enganados: o espírito combativo do professor Dr. Fábio Alves, saudoso advogado da Comunidade Vila Nova, está presente em nós, e iremos às ruas, lugar cujo único dono se chama Povo, exigir que esse despejo que está em curso contra as cerca de 450 famílias da Comunidade Vila Nova cesse imediata e absolutamente. Não aceitaremos derrubar nem uma casa na Comunidade Vila Nova, que já é um bairro consolidado com rede de água e esgoto da COPASA, Rede de energia da CEMIG, Correio entregando cartas nas residências, todas as ruas asfaltadas. Totalmente consolidada a comunidade Vila Nova.
Exigimos das autoridades públicas, seja Poder Executivo e Poder Judiciário, que tomem as medidas cabíveis para a definitiva regularização fundiária do bairro Vila Nova.
Do Poder Judiciário exigimos o seguinte: aos juízos da 3ª Vara Cível de Sete Lagoas e da Vara de Precatórias Cíveis de Belo Horizonte, que reconsiderem a decisão que manda despejar as famílias com o uso de força policial! Não é legítimo que um poder cujo seus integrantes recebem auxílios moradias de quase 5.000,00 e salários acima do teto constitucional mandem a Polícia militar de MG despejar famílias pobres.
Do Poder Executivo exigimos o seguinte: que o governador Fernando Pimentel (PT) não ouse enviar sua polícia militar violenta e anti povo despejar a comunidade-bairro Vila Nova, pois as famílias estão dispostas a resistir a qualquer tentativa de retirar suas moradias, e que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) declare a área do bairro Vila Nova como área especial de interesse social (AEIS) e baixe decreto desapropriando a área para fins de regularização fundiária de moradias populares.
O povo da Comunidade Vila Nova voltou da Cidade Administrativa a pé marchando para a comunidade, 5 Kms, super indignado por não ter sido recebido. Não arredaremos um milímetro do nosso direito conquistado com muita luta e suor ao longo de 23 anos. Respeitem a nossa luta. Inadmissível falar em despejo para nossa Comunidade Vila Nova. Estamos dispostos a doar a nossa vida nessa luta, mas não vamos deixar derrubar nenhuma meia casa na nossa comunidade. Honraremos tudo o que o prof. Dr. Fábio Alves e padre Pedro nos ensinaram.
Pisem ligeiro, pois somos pequenos e pequenas, mas como formigas  somos muito fortes juntos! Então não ousem assanhar o formigueiro!

Belo Horizonte/MG, 19 de dezembro de 2017.

Assinam essa nota:
Coordenação do bairro Vila Nova
Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário