quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Ocupação Nova Cachoeira, em São José da Lapa, MG, a um passo da conquista da terra que ocupa há mais de 5 anos: vitória inspiradora para outras ocupações.

Ocupação Nova Cachoeira, em São José da Lapa, MG, a um passo da conquista da terra que ocupa há mais de 5 anos: vitória inspiradora para outras ocupações.


 Dia 8 de agosto de 2017, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), moradores da Ocupação Nova Cachoeira, de São José da Lapa, MG e a Defensoria Pública de Minas Gerais se reuniram com o prefeito Diego Álvaro, da Prefeitura de São José da Lapa/MG, exigindo alternativa digna ao despejo, após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meios dos desembargadores/as da 5ª Câmara Cível determinarem que deveria ser despejadas as 100 famílias que ocupam um terreno há mais de 5 anos, terreno que estava abandonado e ocioso há séculos. Os movimentos sociais e a coordenação da Ocupação Nova Cachoeira reiteraram a proposta feita há quase 2 anos atrás à prefeitura (ocupada pelo mesmo grupo político): desistir do processo judicial de reintegração de posse da parte da ocupação localizada em terreno público municipal e desapropriar o restante da ocupação localizada em dois terrenos reivindicados por pessoas privadas e urbanizar a ocupação, o que foi enfim aceito pelo prefeito de São José da Lapa, Diego Álvaro dos Santos Silva, do PT, que se comprometeu a realizar estes encaminhamentos. O problema ainda não está resolvido, pois os encaminhamentos para enterrar os injustos processos de reintegração de posse ainda não se concretizaram, mas estamos muito felizes com o que nos parece ser o início daquilo que sempre pretendemos: a ocupação urbana Nova Cachoeira ser reconhecida oficialmente pelas políticas públicas. Infelizmente em um país onde ainda reina a falta de política publica de habitação social, em conformidade com os interesses da burguesia, resultando em um déficit habitacional de quase 30 milhões de pessoas, a solução para a classe trabalhadora sem teto definitivamente é ocupar as terras ilegal e imoralmente vazias, sem função social e ao sabor da especulação. A ocupação Nova Cachoeira é exemplo de luta para outros milhares de famílias, quando, mesmo na iminência de despejada covardemente em dezembro de 2015, sem o apoio de nenhum político ou empresário, somente com suas próprias forças e com os movimentos sociais e a Defensoria Pública, resistiram bravamente. Só conquista quem luta coletivamente e não desiste da luta! Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito e um dever!

Obs.: O compromisso assumido pelo prefeito Diego, de São José da Lapa, MG, está na Ata assinada e na Reportagem em vídeo que frei Gilvander Moreira fez ao final da reunião, dia 08/8/2017, no link, abaixo:


Segue, abaixo, fotos da Ata.

Assinam esta nota:
Coordenação da Ocupação Nova Cachoeira,
Comissão Pastoral da Terra (CPT),

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário