segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

OS MORADORES DA VILA SAMAG/DO CANAL, EM CONTAGEM-MG, E O MLB (MOVIMENTO DE LUTA NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS), VÊM DENUNCIAR A GRAVE SITUAÇÃO DA VILA E EXIGIR QUE O PODER PÚBLICO TOME PROVIDÊNCIAS URGENTES. CHEGA DE ENROLAÇÃO!

OS MORADORES DA VILA SAMAG/DO CANAL, EM CONTAGEM-MG, E O MLB (MOVIMENTO DE LUTA NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS), VÊM DENUNCIAR A GRAVE SITUAÇÃO DA VILA E EXIGIR QUE O PODER PÚBLICO TOME PROVIDÊNCIAS URGENTES. CHEGA DE ENROLAÇÃO!

Nota Pública. Contagem, MG, 14/01/2017. URGENTE!!!



A região da Vila SAMAG/do CANAL, em Contagem, MG, alaga todos os anos ... há pelo menos 10 anos. Perdemos nossos móveis, nossos mantimentos, nossos animais de estimação, nossas roupas. Muitas vezes as reportagens mostram um alagamento, até mostram o drama das famílias que perdem tudo. Mas por que, entra ano e sai ano, o problema não se resolve?
Como é possível a Prefeitura de Contagem (na gestão de Carlin/PCdoB) gastar 28 milhões de reais na obra da "Trincheira do Itaú" e não resolver a questão do alagamento, que é o problema principal daquela região? As famílias que moram no entorno aguardam há quase 10 anos a tal obra das bacias de contenção (de responsabilidade do governo do Estado de Minas Gerais), a requalificação do córrego Ferrugem, mas até hoje NADA.
Na verdade, muita coisa já aconteceu nesses anos: removeram famílias de suas casas, pagaram indenizações (sempre injustas), outras centenas de famílias (Vila SAMAG, Vila Itaú, entre outras) estão no bolsa-moradia há mais de 5 anos, pois suas casas foram demolidas, para fazer as obras, mas até hoje, NADA. Quantos milhões de reais já foram gastos com isso? Quem se beneficia com isso? Os prédios para essas famílias morarem deveriam estar prontos desde janeiro de 2015! Isso é um absurdo! 
Nesse cenário, dezenas de famílias sem-teto reocuparam algumas casas na Vila SAMAG (essa mesma área que alaga todos os anos e que já deveria ter prédios construídos desde 2015), por exemplo, por não terem onde morar. Cadê os programas habitacionais de Contagem? Cadê a Conferência das Cidades, para o povo debater isso com a Prefeitura e os demais responsáveis?
Tem também a questão da valorização da região com "grandes obras" da chamada especulação imobiliária, como o shopping Itaú, a própria Trincheira do Itaú, as obras de condomínios de luxo da construtora Direcional (a mesma que ameaça as famílias das comunidades da Izidora). Isso, na prática, torna muito cara a vida na região e consolida o processo de expulsão dos pobres da região. Isso somado às constantes ameaças de despejo (de forma ilegal, intimidando e pressionando as famílias), às falsas promessas de obras para contenção de alagamentos e também à violência e repressão policial.
Desde novembro de 2016 estamos lutando intensamente para encontrar soluções definitivas paras famílias que reocuparam a Vila SAMAG e também pressionando o Governo do Estado e a Prefeitura de Contagem para ter informações sobre o andamento das obras. Já tivemos algumas reuniões, inclusive com a Mesa de Negociação do Estado, com a Secretaria de Habitação de Contagem, mas, infelizmente, além de descumprirem muitos dos combinados, num total desrespeito às famílias, não fizeram nada efetivo. O máximo que chegaram a propor é que as famílias sejam encaminhadas para abrigos. Isso é esparadrapo em cima de ferida. O poder público é responsável pela moradia e precisa solucionar esses casos definitivamente. É a vida das pessoas que está em risco.
Chamamos todos os moradores de Contagem que estão revoltados com essa situação a se juntarem às famílias da Vila SAMAG para cobrarmos uma solução justa, definitiva e rápida.
O Governo do Estado e o prefeito atual de Contagem (Alex de Freitas/PSDB) estão cientes da situação das reocupações da Vila SAMAG, pois já fizemos diversas denúncias e reuniões e eles já fizeram sindicância na Vila. E também estão cientes da situação das outras Vilas, do atraso das obras, enfim, do descaso com o povo. Sobre a Vila SAMAG, o que nos disseram era que em 10 dias, a contar do dia 12 de janeiro de 2017, nos dariam uma posição. Até lá as famílias vão dormir onde? Vão ver quantas vezes a água suja tomar conta de suas casas?
A responsabilidade pelos alagamentos, perdas dos bens, doenças, e toda essa situação precária e desumana é de vocês, gestores.
Exigimos imediata solução para esses problemas: retirada das famílias da Vila SAMAG para casas em boas condições (com o benefício da bolsa-moradia até a solução definitiva de moradia digna; inclusão das famílias nos programas de habitação do Município de Contagem (com prazo determinado para entrega das chaves, se é que essas políticas existem...); prestação de contas e esclarecimentos sobre as obras da bacia de contenção/projeto do córrego Ferrugem e sobre a obra da Trincheira do Itaú que não resolveu absolutamente NADA e custou 28 milhões de reais!
Como a situação está muito extrema nesses dias de chuvas, pedimos à população em geral que se solidarize com as famílias e APOIE COM DOAÇÃO DE ALIMENTOS, COLCHÕES, MATERIAL ESCOLAR, E O QUE MAIS FOR POSSÍVEL. Agradecemos desses já! 
Com luta, com garra, a casa sai na marra!

Contagem, MG, 14 de janeiro de 2017.

Contatos para maiores informações pelos celulares: 31 98565-8032, 31 99381-6251 ou 31 99320-4024
Assinam essa Nota Pública:
Moradores da Vila SAMAG
MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas)
CPT (Comissão Pastoral da Terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário