segunda-feira, 1 de junho de 2015

Luta por terra e moradia acirra conflitos sociais, em Jequitinhonha, MG. Inclusive no interior está aumentando o número de ocupações. BH, 01/06/2015



Luta por terra e moradia acirra conflitos sociais, em Jequitinhonha, MG. Inclusive no interior está aumentando o número de ocupações.

Leia, abaixo, Mensagem de Bruno Cardoso, do CONEDH e da CPT:
“Prezada Comissão de Negociação das Ocupações em Minas Gerais,
Peço inclusão na pauta da reunião de amanhã a questão de duas Ocupações (rural e urbana) e de uma Comunidade que estão em situação de conflito na cidade de Jequitinhonha.
Estive na cidade no dia 28/05/2015 quando 12 pessoas foram presas na ocupação urbana, demonstrando forte caráter de criminalização das lutas sociais, falta de diálogo do poder público e possibilidade de grave acirramento do conflito. Em conversa com o comando local sobre a ação na ocupação urbana fui informado que existe ordem judicial pra remoção da ocupação rural (em decisão da comarca de Jequitinhonha) e que há um forte interesse de cumpri-la o quanto antes. Ou seja, a Polícia local está na contramão da atitude de diálogo e solução pacífica dos conflitos a que o Governo do Estado se propõe com essa Comissão de Negociação, e por isso peço a participação na reunião e urgente intervenção. Encaminho também para conhecimento e providências a questão da Comunidade Chapadinha, também em Jequitinhonha, conforme relato da Comissão Pastoral da Terra. 
Certo do atendimento agradeço,
Bruno Cardoso, Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos- CONEDH.” 

Veja também os anexos, abaixo:

1)   Leia no link, abaixo, Carta de repúdio à ação truculenta da PM de MG em Ocupação Urbana na cidade de Jequitinhonha, MG.

2)   Veja no vídeo, abaixo, amostra da truculência da PM de MG em Ocupação Urbana em Jequitinhonha, MG, dia 28/05/2015:

3)   Conflito na Comunidade Chapadinha.
A comunidade Chapadinha está localizada a cerca de 10 km da sede da cidade de Jequitinhonha no Baixo Vale Jequitinhonha. Vivem na comunidade cerca de 20 famílias, muitas delas com mais de 100 anos, seus antepassados (avós e pais) já viviam na localidade. Nos últimos tempos tem enfrentado problemas com um grande latifundiário que diz ter adquirido as terras das famílias e causando muitos conflitos. Segundo as famílias, nos últimos 20 dias tem ido à comunidade um Oficial de Justiça da Comarca de Jequitinhonha dizendo que existe um mandato de despejo contra as famílias e que será executado em breve. As famílias estão desesperadas, pois sempre moraram na localidade e trabalham nas terras de seus antepassados. Muitas destas famílias têm documentos de suas terras e dizem não entender tal decisão. Embora não tenha apresentado nenhuma liminar, o Oficial de Justiça tem deixado as famílias com muito medo, pois o mesmo afirma com veemência que caso, não saiam pacificamente, serão despejadas a força policial em breve.
Assina,
Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário