sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Carta de Antônio Pinheiro ao Governador de MG, Fernando Pimentel, em defesa das 50 famílias da Ocupação Nelson Mandela, em BH.



Carta de Antônio Pinheiro ao Governador de MG, Fernando Pimentel, em defesa das 50 famílias da Ocupação Nelson Mandela, em BH. 

Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2015
Exmo. Sr. Fernando Pimentel
M.D. Governador do Estado de Minas Gerais                         
         
 Prezado Governador,
         Venho congratular-me com V. Exª pela sábia, prudente e, sobretudo, humanitária atitude, ao mandar cancelar a ordem de despejo de cerca de 50 famílias e dezenas de crianças, que por absoluta falta de um espaço melhor, e sem condições econômicas para arcar com o custo de um aluguel (que hoje, em média, nas favelas, é de R$ 450,00 por um barracão de 30 m2) alojaram-se em uma área do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
         A gravidade da situação reside no fato de que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), autora da ação de reintegração, retiraria tais famílias de suas moradias, sem, no entanto, oferecer-lhes qualquer alternativa digna. Ou seja, elas acabariam sendo obrigadas a sobreviver nas ruas, contribuindo para aumentar, ainda mais, o contingente dessa população de excluídos e marginalizados, o que tanto nos entristece e causa indignação.
         Uma das alegações para a desocupação é de que se trata de uma área de risco. Vale, todavia, ressaltar que os moradores estão cientes disso e não se opõem a sair, mas como não têm para onde ir, e mesmo diante da iminência de sobreviver nas ruas, preferem ainda assim continuar na área ocupada. Sabem que o risco de sobreviver nas ruas é muito maior.
         Recentemente, em um artigo, publicado no jornal Estado de Minas, intitulado “BH manchada de sangue”, nosso arcebispo Dom Walmor denuncia que nos últimos dois anos foram assassinados cem moradores de rua em Belo Horizonte, sem que nenhum processo tenha sido aberto para apurar esses crimes.
         Diante de tal realidade, não há como não nos sensibilizarmos com as 50 famílias da Ocupação-comunidade Nelson Mandela, do Aglomerado da Serra, em BH, cuja escolha pela área considerada de risco menor, reflete a ineficiência e o descaso da PBH em garantir a elas o mínimo previsto em lei: uma moradia digna.
         Nesse sentido, reconhecemos o empenho e a atenção que V. Exª tem dado ao caso e aguardamos esperançosos que esse impasse encontre, o quanto antes, um desfecho justo e pacífico, sem precisar empregar a força policial, mas com oferecimento prévio de moradia .para as famílias para que elas possam deixar a área ocupada.
Atenciosamente,
Antonio Oscar Pinheiro

Cf. também o que está no blog www.ocupacaonelsonmandelaserrabh.blogspot.com.br

Obs.: Antônio Pinheiro, quase com 92 anos, foi vereador e deputado por vários mandatos em BH e MG; é pai do Chico Pinheiro da TV Globo, e com uma longuíssima história de compromisso na defesa dos pobres em BH e MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário