sábado, 28 de junho de 2014

Perdemos a presença física de Cidona do MST/MG, aos 48 anos, dia 27/06/2014.

Perdemos a presença física de Cidona do MST/MG.

Ontem, dia 27/06/2014, sexta-feira, às 21:30h, enquanto dançava forró em uma Festa de aniversário no Assentamento Franco Duarte, município de Jequitinhonha, Vale do Jequitinhonha, MG, Maria Aparecida Alves, 48 anos, a querida e respeitada CIDONA do MST, faleceu e ressuscitou. Cidona morreu de infarto. Ela integrava atualmente a direção estadual do MST/MG, além de ter uma histórica militância na CPT, nas CEBs, na Cáritas, na Pastoral da Criança, na ASA etc. Mulher imprescindível na luta por reforma agrária, por justiça social, por justiça socioambiental e na defesa dos direitos humanos. Ajudou a preparar a Festa de Aniversário de ontem no Assentamento Franco Duarte. Ajudou a fazer o jantar. Dias 24 e 25 de junho, dois dias antes de partir para a vida plena, Cidona participou de Encontro da Cáritas Diocesana e, exuberante como sempre, cumprimentava a todos/as com sorriso largo. Cidona tinha o poder de transfigurar os ambientes por onde passava, com seu entusiasmo irradiante contagiava a todos com disposição para tantas lutas. Em todas as lutas do MST, da CPT, das CEBs, da Pastoral da Criança, da ASA, da Cáritas etc, no Vale do Jequitinhonha ou em BH, Cidona era presença marcante. Por exemplo, dia 26/08/2006, em Salto da Divisa, MG, estava Cidona fincando a bandeira do MST no Acampamento que três dias depois foi batizado de Acampamento Dom Luciano Mendes, sob proposta dela. Ela dizia: “Ocupamos aqui no mesmo dia em que o grande bispo dom Luciano Mendes, um irmão na luta dos pobres, morreu. Por isso vamos homenageá-lo, pois cultivar a memória profética dele é dever de todos nós.”
Perdemos a presença física de Cidona do MST de MG, mas também Cidona da CPT, das CEBs, da Cáritas, da Pastoral da Criança, da ASA, enfim, Cidona, profetisa na luta dos pobres de Minas Gerais.
Cidona deixa um extraordinário legado humano, profético, espiritual, ético e de compromisso político com a causa de libertação da classe camponesa. Na ausência física, Cidona continuará presente em nós de muitas formas. Obrigado Cidona pelos 48 anos bem vividos combatendo na linha de frente da luta por reforma agrária e justiça social. Cidona, presente!
Assista no vídeo no link, abaixo, em gravação de frei Gilvander Cidona participando e animando um Encontro de CEBs da Diocese de Almenara, na cidade de Bandeira, MG, dias 2 e 4/12/2011.
Abraço terno na luta. Frei Gilvander Moreira, pela CPT/MG.















Nenhum comentário:

Postar um comentário