domingo, 3 de novembro de 2013

Após visitar ocupações William Rosa e Rosa Leão, Ocupações de sem-casa, o deputado Rogério Correia cobra providências das autoridades.

Após visitar ocupações William Rosa e Rosa Leão, Ocupações de sem-casa, o deputado Rogério Correia cobra providências das autoridades.

Na manhã de sexta-feira, 01/11/2013, representando a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Rogério Correia (PT) visitou as ocupações William Rosa (Contagem) e Rosa Leão (Belo Horizonte), constatando a grave violação de direitos sofrida por mais de 5.500 famílias sem-casa.
Na próxima segunda-feira, 04/11/2013, Rogério apresentará um relatório à Comissão de Direitos Humanos da ALMG contendo fotos da visita e relatando as condições precárias em que vivem as famílias das duas ocupações. Esse relatório deve ser remetido à Organização das Nações Unidas (ONU), à Presidência da República, à Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, à Organização dos Estados Americanos (OEA) e ao Governador do Estado para que sejam tomadas as devidas previdências em benefício dos ocupantes.
No primeiro momento, o deputado Rogerio Correia conheceu de perto a realidade das 4.000 famílias da ocupação Willian Rosa (cerca de 16 mil pessoas, 5.000 crianças e 1.500 idosos) que estão acampadas desde o dia 11 de outubro, em uma situação precária, no terreno de 210 mil m²que está sob responsabilidade da Ceasa/MG.
A denominação William Rosa é uma homenagem ao professor de geografia da UFMG, que participava ativamente das lutas populares e faleceu em dezembro de 2012, após acidente automobilístico.
Após a reunião com os moradores de William Rosa, Rogério  seguiu para a região do bairro Zilah Sposito, onde fica a ocupação Rosa Leão, com a população de mais de 1.500 famílias que convivem com ameaças policiais e com a falta de atendimento no posto de saúde da região.
As duas ocupações temem ordem de reintegração de posse. Porém, os moradores da Rosa Leão acreditam que esse mandato chegue à localidade na próxima segunda-feira, 04/11/2013. O pedido de desocupação deve ser entregue à comunidade com 30 dias de antecedência. As 12.000 famílias das Ocupações William Rosa (4.000), Rosa Leão (1.500), Esperança (2.000) e Vitória (4.500) não aceitam serem despejados e estão lutando por abertura de uma MESA DE NEGOCIAÇÃO COM a prefeitura de BH, de Contagem, com Governo do Estado de MG, com TJMG. Vários movimentos sociais populares estão acompanhando essas ocupações e exigem sensatez das autoridades para que não insistam em tratar um grave problema social com polícia, com repressão, o que só piora em muito o problema. O problema das ocupações só se resolve de forma justa e pacífica com NEGOCIAÇÃO, com diálogo.

Mais informações e fotos, confira no link, abaixo:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário